sexta-feira, 3 de setembro de 2010
Amor e Prento e Branco
Olá amigos! Estamos aqui no seu, no meu, no nosso Blog de quadrinhos semanal. Como o final de semana vai ser muito corrido, estamos já postando o quadrinho da semana.
A postagem desta semana é para levantar um diálogo sobre meu estilo de produzir quadrinhos. Nestas últimas semanas, muitas coisas me fizeram pensar sobre minha pesquisa poética e meu estilo de quadrinização. Um dos pontos relevantes é a sugestão de muitas pessoas para os quadrinhos, que eu poderia trabalhar mais as cores e arriscar mais nos trabalhos de colorização. Quero deixar bem claro que não tenho nada contra os quadrinhos pintados, muito pelo contrário, gosto muito das artes coloridas, porém devo deixar bem claro que prefiro o contraste do Preto e Branco. Acredito que o contraste dos dois chama mais a atenção e é mais impactante em uma história em quadrinhos além do que sei trabalhar melhor com o preto e branco, atingindo mais os meus objetivos nas narrações e estética.
Creio sim que tenho que melhorar no meu estudo de Perto e Branco, deixar mais evidente o contraste, os volumes e as indicações que eles possam possibilitar. Afinal gosto muito de ser sintético e às vezes trabalho mais a idéia de uma forma do que a própria forma em si. Exemplo: só detalho as mãos quando faço close, pois prefiro manter a sugestão do que é uma mão em meus traços. O que cabe também com os desenhos de olhos.
A idéia não é deixar de colorir daqui para frente, muito pelo contrário, mas uma questão de que eu interprete a melhor hora de pintar ou não. Pois muitas vezes eu pinto apenas para deixar algo evidente, o que me agrada mais até do que pintar o trabalho todo. Mas estou aberto para a sugestão e críticas de que posso ou não pintar uma arte.
Outro fato é que as temáticas têm aos poucos se distanciado do principio de contar histórias dos meus amigos. Espero que todos vocês, meus caros leitores e amigos, entendam que muitas histórias são contadas de forma mais subliminar e subjetiva, o que me permite atingir um público maior. Porque este é um dos intuitos do blog, levar nossas histórias e meu trabalho para um público cada vez mais sedento por histórias de quadrinhos, fora claro que seja uma oficina de experimentação para mim.
Peço a todos que não entendam este post como uma afronta e nem como um "chega para lá”, mas a necessidade de um quadrinista em entender e divulgar o que está produzindo.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
gostei bastante do quadrinho dessa semana. uma pena não ter visto a colorização uva-suco nele. eu achei muito interessate a história em si, o jeito que você encaixou os fatos. sem falar que a parte p&b sem hachura teve um resultado muito bom, acho que deixou o quadrinho mais limpo e direto, com menos info visual pra ser processada para chegar ao mesmo entendimento da hachura. claro que são esteticas bem diferentes e que eu gosto das duas, mas pela sua vontade de desenvolver essa outra parte eu digo que ficou legal. talvez não esteja como o ideal pra vc, mas acho que está indo bem.
ResponderExcluire as pessoas sempre vao sugerir coisas que podem nao ter muito a ver com vc, muitas vezes a gente tem q tentar e depois ver q realmente nao é nossa praia. mas como vc mesmo disse, o lance não é parar de colorir, por ex, mas sim manter o foco no que vc acredita ser melhor.
é isso!
Agora sim meu jovem ;D
ResponderExcluirP/b é bem mais elegante... da uma outra cara para o quadrinho.
só acho que aquele papel do quadrinho inferior do meio ficou com um efeito meio confuso... não da pra sacar o que você quis dizer...
mas no geral, creio que assim os quadrinhos pulam para um outro nível.
Aiai....concordo...preto e branco é muito melhor...nada contra cores, como vc mesmo disse...
ResponderExcluirMas acho que esse estilo é mais você...
e concordo com o pessoal aqui tbm... sempre vão existir pessoas que irão dar palpites...é a vida;...
Adorei...achei a história muito...como posso dizer..."esperançosa".... vc perde algo,mas tbm pode ganhar outra coisa...gostei muito...
saudades de visitar esse cantinho
mas to de volta
beijos lindo